Notícias

Especialistas em Seguro de Vida explicam consequências de fraude abordada em novela da Globo

Conforme noticiado pelo CQCS na última terça-feira (8), a novela ‘Família É Tudo’, exibida pela TV Globo, às 19h, abordou um tema de grande repercussão para toda a sociedade: o golpe no seguro de vida. A vilã da trama, interpretada pela atriz e influencer, Rafa Kalimann, planeja acusar o mocinho, vivido pelo ator Jayme Matarazzo, de simular um atentado para receber da seguradora o valor de indenização. A situação representada no folhetim levantou discussão sobre às consequências da má prática que impactam o consumidor final.

O Mercado de Seguros desempenha papel relevante no equilíbrio econômico e na proteção financeira de indivíduos e empresas. A indústria enfrenta o desafio persistente das fraudes, que trazem consequências profundas e afetam o ecossistema. O Seguro de Vida é importante para a manutenção da estrutura financeira e social, indo além da proteção contra a perda de um ente querido e abrangendo outros benefícios que garantem estabilidade e segurança.

O Vice-presidente Comercial da MetLife Brasil, Ramon Gomez, pontua que as fraudes exercem forte influência no setor, principalmente no que diz respeito a definição do preço. O executivo afirma que os processos fraudulentos no segmento de vida representam cerca de 5% a 10% do total de sinistros, contribuindo para o aumento das despesas das seguradoras que a cada dia tomam como mais urgente o uso de tecnologias e estruturas especializadas. “A fraude é um grande agressor da precificação e isso traz uma série de problemas em relação à própria sustentabilidade do mercado”, disse.

Ramon Gomez também detalha os impactos causados pela fraude. “Acredito que poderíamos incluir ainda mais indivíduos no mercado de seguro de vida, não fossem os danos ocasionados pelas fraudes. A má prática causa impactos financeiros nas seguradoras, no próprio processo de judicialização, inflação de prêmios e outras questões”, afirma.

Uma das principais emissoras de televisão do país, a TV Globo possui papel relevante na formação de opinião pública. O Sócio-proprietário da TGL Consultoria, Rogério Araújo, acredita que a arte traz um pouco do cotidiano para as telas. O especialista pontua que a abordagem realizada na novela tende a ser positiva para que se inicie uma discussão sobre o tema, que talvez não aconteceria, embora a má prática ocorra diariamente.

Fonte: CQCS

Compartilhe este conteúdo

Últimas Publicações